Como manter uma dieta balanceada nas festas de fim de ano!?



As festas de fim de ano estão chegando. É hora de trocar presentes e reunir toda a família em volta da mesa de refeições. Neste período, as pessoas costumam abusar dos alimentos e bebidas, criando um problema não só com a balança, mas principalmente, com a saúde.

Para não cometer exageros e não comprometer nem saúde, nem a boa forma, a academia paulistana Aquasport dá dicas, através da Nutricionista Heloísa Piccinato, para preparar um saboroso e saudável cardápio, sem precisar se privar de comer.

Confira: - Inicie as refeições sempre por saladas compostas de folhas, vegetais e até frutas. Prefira temperá-las com um molho leve, por exemplo, o de iogurte e evite a "salada de maionese" ou o famoso "salpicão".

- Prefira as carnes de aves como peru e chester, retire a pele e evite as partes mais gordurosas como asinha e costela.

- Como fonte de carboidrato, aposte em pequenas porções de arroz (que pode ser integral ou preparado com legumes ou frutas secas) ou massas com molho de tomate ou batata cozida ou assada.

- De sobremesa, opte pelas frutas frescas e secas, nozes e castanhas (com moderação) e gelatinas. Evite as preparações com cremes gordurosos, muito açúcar e a famosa "rabanada", que é frita.

- Evite o consumo exagerado de bebibas alcoólicas. Prefira o vinho tinto (rico em antioxidantes) e evite a mistura de bebidas.

- Opte pelo consumo de sucos naturais, chás de ervas e água (pelo menos 2 litros por dia) e evite o consumo de refrigerantes, sucos em pó e café.

Não se esqueça de armazenar corretamente os alimentos, especialmente se a sobra do jantar for utilizada no almoço do dia seguinte.

Não deixe a comida exposta em temperatura ambiente por mais de 30 minutos. Armazene adequadamente na geladeira e aqueça apenas imediatamente antes de servir.

Seguindo estas dicas, você poderá aproveitar bem as comemorações de Natal e Ano Novo sem sofrer com mal estar, má digestão e inchaço.

Fonte: Heloisa Piccinato (Nutricionista)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Copyright © 2010 Artesanato Natalino