Moisaico de árvore de natal

21:38 3 Comments

mosaico natal
Podemos fazer um mosaico em forma de árvore de natal para servir de porta guardanapos nas festividades. Fica lindo!

Material utilizado

1 base de madeira para porta-guardanapo em forma de Árvore de Natal

Tinta acrílica branca

Tinta acrílica ou látex em dois tons de verde

Pincéis macios (ponta chata de pelo de pônei)

Régua; Caneta para retroprojetor ou caneta nanquim ponta 0.1 mm à prova d’água

Verniz acrílico fosco

Rejunte verde

Espátulas de silicone e plástico

Silicone neutro (se for um tubo, você vai precisar também de uma pistola de silicone);

Espátula pequena para passar silicone (espátula 24 – instrumento odontológico) ou palito de sorvete

Pequena base de vidro para colocar o silicone

1 cortador de vidros; o querosene para o cortador

Alicates

Vidros coloridos: tons de verde e marrom

3 gemas de vidro amarelas

3 gemas de vidro laranja ou vermelhas

Álcool ou acetona; Panos

Esponja de cozinha; Pires

Lixa comum

Para sua segurança: Luvas e avental; Máscara; Óculos de proteção

Molde

molde mosaico natalAntes de começar, limpe a base do porta-guardanapo de todo pó que tem na madeira e separe. Imprima o molde de corte do mosaico.

Como fazer

01. Pegue uma folha de papel e modele os dois lados da árvore, riscando com lápis.


Faça um segundo risco por dentro acompanhando todo o desenho, marcando assim o espaço aonde irá o rejunte.

Não se esqueça de marcar na árvore e no papel qual lado é qual. Pode ser D e E, de direita e esquerda. Reserve.


02. Agora, com a tinta acrílica branca e o pincel macio, pinte a base de branco. Cobrindo somente as partes onde será feito o moisaco. Se precisar, passe 2 ou 3 demãos de tinta, respeitando o tempo de secagem entre elas. Como o trabalho será com vidros transparentes, é importante que a base fique bem coberta.

03. Separe as gemas de vidro e a folha de papel onde foi modelada a árvore. Posicione as gemas nos locais onde elas ficarão e marque os locais. Retire-as e reserve. Faça o desenho do resto do mosaico. Para facilitar, siga o risco que você imprimiu.

Passo: Corte do mosaico

Para o corte das peças será necessario pedaços de vidro verde e também marrom, cortador de vidro com querosene, alicates e caneta para modelar.

04. Ponha o retalho do vidro em cima do desenho e risque o traçado do corte com a caneta. Pegue seu cortador. Ele precisa estar com a tampinha levemente aberta para o querosene, veículo do corte, poder sair. Se você usou uma caneta de ponta fina, 0.1 mm, para marcar o corte, posicione o cortador em cima da linha. Se você usou uma caneta para retro projetor, você precisa saber que, para ficar do tamanho correto, você vai precisar cortar por dentro ou por fora do risco.


05. Corra o cortador com firmeza sobre o risco, de frete para trás ou ao contrário. Como preferir. Você só não pode ir e voltar em cima do mesmo risco. Para quebrar, segure o vidro com o lado que você passou o cortador para cima. Posicione o alicate perto da linha de corte e também perto das bordas, nunca no meio da peça. Use luvas e óculos de protenção, isso é muito importante, vamos evitar acidentes!

06. Mantenha sua mão firme. Faça força com o alicate para baixo. A força tem que ser feita só para baixo e não para apertar o alicate. Se você apertar demais, o vidro pode se quebrar da forma errada.
07. Siga cortando todos os lados, um por um, repetindo essa operação. Marque a parte marrom, o tronco da árvore, e já corte também.

Para cortar curvas no vidro

Primeiro, risque com a caneta o corte da peça verde. - Corte primeiro as partes "retas" ajeitando a curva. Vá tirando pequenas partes da curva, de fora para dentro. Pedaço por pedaço. Não tente tirar tudo de uma vez, pois não vai dar certo. Só quando não sobrar quase nenhuma rebarba é que você vai cortar o risco final. Se quebrar e você achar que ficou feio, faça novamente em outro pedaço de vidro.


08.Vá cortando e conferindo as peças sobre a base de madeira. Se precisar, já faça os ajustes. Siga marcando e cortando as peças.

09. Aqui foi usado um tom de vidro verde único como cor base. E cortadas as peças intercaladas.

10.Só então foram misturados outros tons de verde. Mas você pode fazer toda com um só tom de verde ou intercalar de outra maneira, como você quiser.

11. Agora que está tudo cortado, confira todas as peças montando-as em cima da base.
Os dois lados. Faça os ajustes necessários.

Para um melhor acabamento as peças deverão ser lixadas.

12. Lixe as beiradas das peças tomando muito cuidado com o pó de vidro. (Lixa média) e lave-as bem.

Colagem

Para colagem será preciso silicone neutro, livre de ácido acético, um pedacinho de vidro para colocar o silicone, uma espátula odontológica ou palito de sorvete.

13. Comece pelo tronco. Passe o silicone por toda a peça e cole no lugar. Siga colando de baixo para cima. Cole todas as peças, dos dois lados da árvore, deixando as gemas por último.

14. Só depois que tiver colado tudo é que você vai colar as gemas dos dois lados da árvore. Aguarde secar. Se estiver calor, umas 4 horas são suficientes. Com a temperatura mais baixa, espere pelo menos umas 8 horas. Quando estiver seco, limpe as marcas de caneta da peça. Para isso você vai precisa de um pano limpo e acetona ou álcool.
15. Umedeça o tecido na acetona e vá limpando com cuidado os vidros.
Agora é hora de rejuntar

Utilizar rejunte flexível verde. Foi indicado o da Weber Quartzolit. O rejunte vem em pó.
Você mistura um pouco de água até que ele forme uma massa homogênea, firme e pastosa. Prepare pequenas porções de cada vez. Vamos precisar também de uma espátula de silicone e de uma colher para misturar.

16. Espalhe o máximo que puder o rejunte com a espátula, dos dois lados da árvore. Pegue então uma esponja molhada sobre um pires, um pano seco e também uma espátula plástica pequena. Molhe um pouco o dedo na esponja e vá arrumando o rejunte. Só trabalhe o rejunte com o dedo úmido, do contrário, você pode tirar o rejunte do lugar.

17. Também com o dedo úmido, passe o rejunte nas bordas. Se molhar demais, utilize o pano para secar.

mosaico artesanato natal18. Feitas todas as bordas e retirados todos os excessos, deixe secar bem. Guarde o que sobrou do rejunte fechado em um saquinho plástico. Se for descartar, descarte no lixo, nunca no ralo. Como só foi rejuntando juntas pequenas, em aproximadamente 2 horas ele vai estar seco. Você vai perceber, porque o rejunte muda de cor, fica mais claro quando está seco. Então, pegue um tecido seco e limpo e limpe sua peça esfregando com intensidade média a peça.

Dica: como guardamos o resto do rejunte embalado em um plástico, ele vai demorar muito mais para secar. Então, se precisar, utilize-o para fazer ajustes necessarios se for o caso.

Pintura e acabamento

19. Com a peça bem limpa e sem pó, será feita a pintura. Para isso precisaremos de 2 tons de verde de tinta acrílica ou látex, um pincel chato de pelos macios e um pano úmido para limpar eventuais erros. Pinte primeiro por dentro com o tom mais escuro de verde. Dê 2 a 3 demãos. Só depois de seco pinte as bordas do tom de verde claro.
artesanato natalino20. Depois que a tinta estiver seca, vamos passar verniz acrílico fosco em toda parte pintada, com a ajuda de um pincel de ponta chata de pelos macios. O verniz protege a peça, amacia o toque e melhora o acabamento. Passe ao menos 2 demãos.
mosaico natalinoEstá pronto!

Via: Faz Facil